Mãos de minha mãe Maria Cecília tecendo a renda de Bilro. |
A história sempre mostrou que os portugueses eram muito conhecidos e elogiados por seus trajes a base de rendas, principalmente os mais ricos haja vista que o processo de fabricação do rendado era caro e tinha um processo muito meticuloso e demorado.
Engana-se quem pensa que a Renda de bilro é um produto de origem e peculiaridade portuguesa, estudos mostram que a arte do trançado da Renda de bilro é um trabalho praticamente exclusivo da costa do litoral oeste da Península Ibérica com antigos centros em Camariña , Vila do Conde, Peniche, Lagos e Olhão. Entretanto vários estudiosos formularam a teoria de que as rendas sejam oriundas do oriente (da China ou Índia) e que tenha chego a Portugal através da Itália no século XV.
Traje masculino século XVI com rendas |
Em Portugal, no tempo de D. João V, as rendas tiveram seu momento de glória, mas foi através do incentivo do Marquês de Pombal, Ministro de D. José, que houve a fomentação da produção a nível Nacional devido a alta procura de produtos de luxo nesta época onde Portugal importava massivamente.
As rendeiras da Ilha de Madeiras e Açores em busca de novas descobertas através das promessas por novas vidas no continente recém descoberto por Pedro Alvarez Cabral fizeram com que as Rendas de Bilro desembarcassem no Brasil e aqui começassem sua jornada fazendo parte da história do Nordeste e Sul do Brasil.
Adorei.
ResponderExcluirEstive ontem em Florianópolis e adquiri alguns produtos de renda na Alfandega.
Gostei muito. Parabens pelo trabalho
Sandra Rocha - SP
sandrarocha-adv@uol.com.br
Estive em Florianopolis em 1/6/12 e comprei 3 rendas. Minha esposa adorou e quer mais. Você tem como colocar fotos das rendas que servem como travessas de mesa, etc.?
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
Armando Maia
Rio de Janeiro - RJ
armaia1@bol.com.br